CARGAS COM DESTINO
CERTO PARA SEU NEGÓCIO

Férrea nacional
O transporte ferroviário no Brasil possui uma rede de 30.129 quilômetros de extensão, dos quais 1.121 quilômetros são eletrificados, espalhados por 22 estados brasileiros mais o Distrito Federal. Esse modal apresenta um baixo custo operacional e pequeno consumo de combustível se compararmos em relação ao transporte rodoviário ou aéreo.

Férrea internacional
O transporte ferroviário internacional oferece habitualmente uma única opção em cada rota. O exportador, de posse das informações básicas da carga a ser transportada (cubagem, peso, natureza da carga, embalagem e número de volumes), entra em contato com a companhia ferroviária para afretamento do espaço no veículo ferroviário.
Transporte férreo em todo o Brasil
Transporte de carga ferroviário é o realizado sobre linhas férreas para transportar mercadorias. As mercadorias transportadas neste modal são de baixo valor agregado e em grandes quantidades como: minério, produtos agrícolas, fertilizantes, carvão, derivados de petróleo etc.
Destaca-se que grande parte da malha ferroviária do Brasil está concentrada nas regiões sul e sudeste com predominância para o transporte de cargas.
Carga geral
Tipo de carga que deve ser inserida em uma embalagem específica ou por unitização, com marca para identificação e contagem de unidades. Assim, elas podem ser classificadas em soltas, que possuem forma e dimensões determinadas, como fardos, caixas de madeira, tambores e sacarias etc.
Carga a granel
Tipos de carga líquidas, gasosas ou secas que podem embarcar e serem transportadas sem acondicionamento e marca de identificação. As líquidas e gasosas são transportadas em veículos próprios com tanque ou cisternas ideais para armazenamento destes produtos. Já as secas são transportadas em carrocerias adequadas.
Carga frigorificada
São cargas que precisam de refrigeração ou local para congelamento, de forma que a qualidade dos produtos sejam mantidas durante o transporte. Um exemplo são as carnes, frutos do mar, frutas frescas, dentre outros.
Cargas perigosas
Cargas que podem causar acidentes e prejuízos a outras cargas e colocar em risco a vida daqueles que estão em contato. Elas são divididas de acordo com as recomendações para o transporte de produtos perigosos da ONU.
De norte a sul do país
O transporte ferroviário é utilizado para transportar grandes cargas como grãos, combustíveis e minérios. A ferrovia Norte-Sul é um dos eixos ferroviários mais importantes no Brasil. É usado para transportar mercadorias de forma mais fácil para todo o país. A sua construção começou na década de 1980, a partir da Estrada de Ferro Carajás - EFC. No início foi criada apenas para atravessar os estados de Tocantins, Goiás e Maranhão. Com a aprovação da Lei nº 11.772, de 17 de setembro de 2008 foram inseridos os trechos de Barcarena (Pará), a Açailândia (Maranhão) e de Ouro Verde (Goiás) a Panorama (São Paulo).